Três em cada dez brasileiros acreditam que não vale a pena conversar com quem tem visão política diferente, mostra pesquisa Ipsos - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Três em cada dez brasileiros acreditam que não vale a pena conversar com quem tem visão política diferente, mostra pesquisa Ipsos

Por: Elite FM
Publicado em 17/04/2019

No Brasil, 39% dos entrevistados dizem que é improvável que pessoas que têm visão política discordante mudem de opinião, mesmo que uma evidência seja apresentada. A divergência de opinião política ainda causa muita tensão entre as pessoas, aponta a pesquisa global “A World Apart” da Ipsos. Segundo o estudo, três em cada dez brasileiros (32%) acreditam que não vale a pena tentar conversar com pessoas que tenham visões políticas diferentes das suas. O índice do Brasil está acima da média do mundo, de 24%. Além disso, 40% dos brasileiros se sentem mais confortáveis com pessoas que possuem posições políticas similares as suas. Globalmente, o índice é de 42%.O levantamento mostra que uma parte dos brasileiros acredita que as pessoas não pretendem rever o que pensam: 39% dizem que é improvável que quem possui uma visão política diferente mude de opinião, mesmo que uma evidência seja apresentada. No mundo, metade das pessoas (49%) acreditam que a opinião não deve mudar. Um comentarista revela que no Brasil existe a imunização cognitiva e cita como exemplo o fato dos petistas defenderem Lula, preso e condenado em segunda instância com provas torrenciais, mas que seus seguidores vivem da imunização cognitiva, que os impede de aceitar outra versão, a não ser sua, por mais argumentos e provas apresentadas. É o caso de cegueira deliberada.


Fonte: Assesssoria Ipsos e Elite FM