Gestões públicas e sociedade precisam entender que água potável de boa qualidade pode acabar - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Gestões públicas e sociedade precisam entender que água potável de boa qualidade pode acabar

Por: Elite FM
Publicado em 14/02/2019

 O relatório da Unesco denominado “Soluções baseadas na Natureza para a gestão da água”, lançado em 2018, aponta a combinação de infraestrutura verde e cinza como opção para redução de custos e redução geral de riscos. A implementação de Soluções baseadas na Natureza para a gestão de inundações – que garantam a infiltração de água na terra e reduzam o escoamento superficial de água – é totalmente coerente com a criação de parques lineares, estratégia defendida pela Fundação Grupo Boticário para adaptação de municípios aos impactos causados por chuvas extremas. Estudos lançados nos últimos meses, com a participação da instituição, apontam que o investimento em infraestrutura natural promove a retenção dos sedimentos que chegariam até os rios, reduzindo assim os custos de tratamento de água, além de aumentar a vida útil do manancial, retardando em muitos anos a necessidade de buscar outras fontes de abastecimento. O investimento na natureza traz benefícios relacionados ao controle de enchentes e aumento de resiliência que se estendem a outras localidades. 


Fonte: Juliana Baladelli Ribeiro - bióloga e analista de Soluções baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário-Central Press