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Como utilizar corretamente o ômega 3 ao longo da vida

Por: Elite FM
Publicado em 27/11/2018

 Cada pessoa tem uma necessidade diferente de consumo do nutriente, de acordo com o quadro clínico e a faixa etária. Os ácidos graxos de cadeia longa (EPA) e (DHA) são gorduras poli-insaturadas da classe dos ômegas 3, que podem ser obtidas pela ingestão de peixes ou via cápsulas concentradas do óleo extraído dessas fontes. O DHA está presente em abundância nas membranas celulares de todos os órgãos do corpo, com destaque para o cérebro e a retina ocular, além de ser facilmente absorvido pelo intestino. Já o EPA aparece em quantidades mínimas nessas estruturas orgânicas e apresenta digestão mais difícil, o que faz com que seja constantemente oxidado e utilizado como energia, ficando, muitas vezes, em falta no organismo. Por desempenhar uma importante função estrutural nos órgãos e sistemas, sobretudo no cérebro, o DHA é considerado um neuronutriente, atuando diretamente na proteção do sistema nervoso central e prevenção de doenças neurodegenerativas. O EPA, por sua vez, apresenta-se mais associado à diminuição de inflamações no organismo, colaborando para a prevenção de diversos males, principalmente os de origem cardiovascular. Por essas peculiaridades, os ômegas 3 EPA e DHA devem ser consumidos de acordo com diferentes necessidades e para fins específicos ao longo da vida. Os ômegas,na terceira idade, previnem o declínio cognitivo e a progressiva invalidez, bem como a perda da memória, Alzheimer e demência.


Fonte: Agência Comunicado