Indústria 4.0: Implementação de novas tecnologias é necessária para manter competitividade brasileira, avalia professor da UnB - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Indústria 4.0: Implementação de novas tecnologias é necessária para manter competitividade brasileira, avalia professor da UnB

Por: Elite FM
Publicado em 17/09/2018

A maneira de trabalhar e produzir evoluiu ao longo do tempo e essa esteira não para. Novas tecnologias já fazem parte do cotidiano das indústrias de países desenvolvidos e começam a ganhar forma também no Brasil. Essa nova fronteira da produção industrial se dá com a chamada Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta revolução industrial. As principais tecnologias envolvidas nesse novo modelo são: robótica avançada, big data, impressão 3D, computação em nuvem, inteligência artificial, sistemas de simulação virtual e internet das coisas.As empresas que não fizerem o processo de assimilação dessa nova maneira de se integrar aos mercados, vão perder participação no mercado. “É importante que as empresas nacionais se esforcem no sentido de encontrar caminhos, meios para as tecnologias digitais no setor produtivo. A falta de mão de obra qualificada no mercado cria um atraso na geração e aumento da produtividade, sobretudo do país.


Fonte: Agência do Rádio Brasileiro