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Possíveis substitutos do leite

Por: Elite FM
Publicado em 01/07/2018

Tomar leite tem prós e contras. Os defensores do leite também argumentam que a absorção do cálcio por outros alimentos não é a mesma. Marcia Gowdak diz que o índice de absorção proporcionado pela bebida é de 30%, enquanto que o do brócolis e da couve, por exemplo, é de 5%. No caso dos vegetais, é a fibra que diminui muito a capacidade de absorção de cálcio.“O leite já vem com o pacote completo. Para se obter cálcio, leite é insubstituível”,  afirma Marcia.Até agora, quem melhor desempenha o papel de substituto é o leite de soja. Segundo Marcia, há uma série de opções no mercado com a mesma quantidade de cálcio do que o leite de vaca – e que proporcionam a mesma absorção do nutriente pelo organismo.A nutricionista Melissa Diniz considera que é possível fazer equilíbrio de cálcio com sementes oleaginosas (castanha-do- pará, macadâmia, nozes e gergelim), grãos integrais e verdes folhosos (couve, rúcula e espinafre).“O recomendado é comer três porções de vegetais por dia e variar de cinco a sete folhas por vez. É possível otimizar a absorção de cálcio com uma dieta baseada em frutas, vegetais e sementes. Também dá para simular laticínios vegetais, como leite e queijo de sementes. Com isso, a gente consegue com que nossa memória afetiva com a bebida esteja contemplada – argumenta Melissa.



Fonte: Gazeta do Povo