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Um terço das ferrovias do país foi construído no Brasil Imperial

Por: Elite FM
Publicado em 03/06/2018
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Baroneza 13 - Grupo de ferroviários posa ao lado da locomotiva em foto da década de 1920.

A greve dos caminhoneiros mostrou a dependência que o transporte brasileiro tem das estradas. Por que o Brasil deixou as ferrovias e privilegiou as rodovias? A primeira estrada de ferro construída no Brasil foi a Estrada de Ferro Mauá, inaugurada em 1854, com 14,5 quilômetros de extensão. A malha ferroviária nacional teve uma grande expansão ainda no Império, chegando a 9.200 quilômetros de ferrovias em 1889, ano da proclamação da República. Isso representa quase um terço da malha ferroviária atual do Brasil, que tem cerca de 30 mil quilômetros de ferrovias. Na sua história, o país deixou de lado os investimentos no transporte de cargas e de pessoas por trens para priorizar as rodovias. A extensão da malha ferroviária brasileira é equivalente a cerca de 10% da extensão das estradas do país .A partir de 1950 os governos abandonaram os investimentos de longo prazo levados por interesses de multinacionais da indústria automotiva que, pela extensão territorial, os  automóveis e caminhões seriam a terra prometida dos investimentos e lucros e alguns governos chegando a dizer que as ferrovias  eram inviáveis no Brasil , quando o resto do mundo  teve essas ferrovias com o melhor e mais eficaz logística. A greve dos caminhoneiros mostrou a miopia dos governos brasileiros deixando o país refém dos caminhões andando nas piores rodovias do mundo fazendo o custo-Brasil o mais caro do planeta.(GP e Elite FM)  

 


Fonte: Gazeta do Povo e Elite Fm

Fonte das fotos: Imagem: Estrada de Ferro Maua/http://estradas-ferro.blogspot.com/p/blog-page.html