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5 dicas para reduzir o sal e manter a saúde sem deixar a comida sem graça

Por: Elite FM
Publicado em 02/06/2018

Uma nutricionista e um chefe de cozinha dão dicas de como acrescentar mais sabor aos alimentos com menos sal. Hipertensão arterial, pedra nos rins, insuficiência renal, doenças autoimunes, osteoporose, envelhecimento precoce são consequência do excesso de sal. Os brasileiros consomem, em média, o dobro da quantidade de sódio recomendada pela Organização Mundial da Saúde, que é de 2 gramas por dia – o que equivaleria a mais ou menos 10 gramas de sal de cozinha. Por isso o Viver Bem conversou com Natália Chede, nutricionista e culinarista especializada em alimentação vegana, e Guilherme Guzela, chefe de cozinha e consultor de gastronomia, que dão dicas práticas de como reduzir o uso do sal no dia a dia sem comprometer o sabor das refeições. Evite os ultraprocessados. Dê preferência aos alimentos frescos e naturais. Não use temperos prontos. Não leve o sal para a mesa. Diminua aos poucos. Cozinhe menos os alimentos. Use mais temperos naturais, ervas e especiarias. Faça um sal temperado com especiarias. Faça marinadas para as carnes. Use sais mais saudáveis. Lembre-se de que a OMS recomenda apenas 2 gramas de sal por dia.


Fonte: Gazeta do Povo