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Como prevenir e reverter a perda de massa magra, que acelera o envelhecimento

Por: Elite FM
Publicado em 29/04/2018

Primeiro cuidado dos jovens para prevenir a sarcopenia deve ser em manter uma rotina de exercícios físicos para reduzir o sedentarismo. Os mais jovens podem achar que ainda pode levar anos até que o corpo comece a dar sinais de cansaço e envelhecimento, mas não é bem assim. Quem já está perto dos 30 anos de idade consegue reconhecer que a força e a performance dos músculos não são as mesmas de uma década atrás. Parte disso se deve à sarcopenia,resultado do sedentarismo. A perda da massa magra, que se traduz em redução na força e na performance dos músculos, é chamada nos consultórios médicos de sarcopenia. Condição mais comum entre os mais velhos. No entanto, pessoas cada vez mais jovens têm dados sinais de sarcopenia, principalmente relacionado aos hábitos de vida.“A sarcopenia tem como causa mais importante o sedentarismo, a falta de exercícios físicos regulares. Mesmo quem já tem o diagnóstico da sarcopenia, desde que num grau leve, consegue reduzir os sintomas ou mesmo reverter a condição com um tratamento simples: exercícios físicos regulares. Aproveite os parques e pistas de caminhada e corrida da cidade, e comece devagar. Se preferir, inscreva-se em uma academia e monte uma programação com as aulas que você mais gostar. O importante é se mexer, não importa bem onde ou como, mas com frequência.Mescle também exercícios aeróbicos, como corridas e spinning, com os exercícios resistidos, ou de força, como os funcionais ou a musculação tradicional. 


Fonte: Gazeta do Povo