Enquanto for invisível, a corrupção no meio acadêmico segue operando sem questionamentos - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Enquanto for invisível, a corrupção no meio acadêmico segue operando sem questionamentos

Por: Elite FM
Publicado em 23/04/2018

 

O plágio foi a principal razão para as retratações dos artigos brasileiros: 46% dos casos. Isso significa que metade dos trabalhos que chegam a ser identificados com alguma forma de má conduta no Brasil copiaram trechos de outros textos publicados anteriormente. É como se um autor roubasse as ideias e as palavras de outro, assumindo ao conteúdo autoria própria.

Trabalhos copiados e publicados na forma de artigos e teses já renderam punições a alguns cientistas do Brasil. Em 2014, a Fapesp, que fomenta a ciência no estado de São Paulo, chegou a banir cientistas que tinham apoio da fundação e que publicaram conteúdo plagiado. Um dos pesquisadores punidos copiou cerca de 30 páginas de um livro na sua dissertação de mestrado, que tinha sido financiada com apoio da Fapesp.O problema é que muitos estudantes, pesquisadores e até docentes de escolas e de universidades podem desconhecer qual é o limite de uma citação, ou seja, de mencionar conteúdo alheio atribuindo-lhe a fonte original, e em que ponto tem início a cópia de um conteúdo. Quando questionados sobre cópias de conteúdos, muitos autores dizem desconhecer que eles próprios erraram.


Fonte: Gazeta do Povo