Voto branco e voto nulo não serve para nada ou pior, pode ajudar os mais corruptos - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Voto branco e voto nulo não serve para nada ou pior, pode ajudar os mais corruptos

Por: Elite FM
Publicado em 01/12/2017

 Os brasileiros têm vivido de sobressalto nos últimos anos com a corrupção encranhada na classe política. Daqui a pouco estaremos em 2018, um ano de eleições para presidente da república, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Uma festa da democracia! Seria uma festa da democracia se pudéssemos ter eleições em que o povo participasse como um ato de civismo, de cidadania, de respeito...Não é assim. Gente desiludida com a política pensa em votar nulo ou em branco. O voto nulo já foi bandeira ideológica dos anarquistas no século passado. Votar nulo era considerado um voto de protesto. Já o voto em branco era o voto do conformismo, isto é, aqueles eleitores que se conformavam com qualquer que fosse o eleito. Hoje é diferente! O voto nulo não serve de protesto e o voto em branco não manifesta conformismo. Uma outra falácia que se ouve hoje em dia é a afirmação de que, se metade dos eleitores votarem em branco ou nulo, teremos outra eleição, sem a participação dos candidatos daquela eleição. Não é verdade. O que precisa ficar claro é que tanto um como outro voto - branco ou nulo, são totalmente descartados, pois nossa Constituição diz que “é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos. E para piorar a situação, voto nulo ou branco pode favorecer o pior candidato, o comprador de votos. A solução é fazer com que o eleitor escolha um candidato confiável e descartar os eternos candidatos já denunciados por corrupção.


Fonte: (Gilson Alberto Novaes- professor de Direito Eleitoral na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie campus Campinas.)