A sociedade brasileira ficou mais crítica diante da “roubalheira” do dinheiro público praticada no conluio público-privado - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

A sociedade brasileira ficou mais crítica diante da “roubalheira” do dinheiro público praticada no conluio público-privado

Por: Elite FM
Publicado em 12/11/2017

A palavra do ano 2017 é “Corrupção”. Participantes da etapa de consolidação das cinco finalistas como palavras do ano, que foram a voto popular, corrupção (37%), vergonha (26%), crise (18%), tenso (10%), mudança (9%), o escritor Jorge Caldeira e o jornalista Ricardo Arnt acreditam que esse tipo de pesquisa ajuda a apontar o saldo da percepção dos brasileiros em relação ao ano. Para o escritor e cientista político Jorge Caldeira, as palavras finalistas revelam um viés crítico da sociedade atual. “Estamos diante de uma situação que o brasileiro quer superar”, analisa Caldeira. Já Ricardo Arnt, “participar desta escolha das palavras finalistas é um grande privilégio, pois antecipamos um balanço do ano e avaliamos o sentimento do brasileiro com relação aos acontecimentos do país ao longo de 2017”.A #PalavradoAno é uma tradição ocidental desde a década de 1970, quando a Society of German Language passou a selecionar o vocábulo que melhor resume o espírito da época.  A partir de então, a ideia se espalhou pelo mundo, com processos de seleção distintos entre si.  Nos Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo, o dicionário Oxford é uma das instituições que escolhe a palavra do ano.


Fonte: AViV Comunicação