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Professores sem qualificação fazem parte da realidade educacional brasileira

Por: Elite FM
Publicado em 23/10/2017

Situação é semelhante à África do Sul; pequena parcela de profissionais qualificados evidencia falhas na formação de docentes no Brasil. A formação dos professores e a valorização da profissão são parte essencial da melhoria dos índices educacionais. Mas o retrato da sala de aula é diferente: professores sem diploma de ensino superior e profissionais com baixo nível de alfabetismo compõem o cenário da educação no país. Estudo realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa aponta que apenas 16% dos profissionais de educação no Brasil têm alto nível de alfabetismo. A maior proporção foi entre aqueles considerados com nível intermediário de alfabetismo, correspondendo a 40% dos profissionais entrevistados.Vale dizer que 84 dos professores, no Brasil, não tem a competência profissional adequada para as salas de aula.Os dados são parte do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), pesquisa voltada para a medição do alfabetismo no mercado de trabalho. O nível de alfabetização dos entrevistados foi medido com base em um teste de situações de leitura, escrita e uso da matemática no cotidiano,além de resumir textos narrativos, científicos e jornalísticos.