Governo sobe imposto de bancos e petroquímica para bancar redução de diesel e gás - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Governo sobe imposto de bancos e petroquímica para bancar redução de diesel e gás

Por: Elite FM
Publicado em 04/03/2021
img
Bancos podem pagar mais imposto para que o governo consiga zerar R$ 3,6 bilhões em tributos sobre diesel e gás de cozinha-Foto: Gazeta do Povo

 O governo publicou em edição extra do Diário Oficial da União o decreto presidencial que zera os impostos federais que incidem sobre o diesel e o gás de cozinha (GLP). A confirmação ocorreu no mesmo dia em que a Petrobras anunciou o quinto reajuste de preço só em 2021. No caso do diesel, a desoneração vai durar inicialmente dois meses (março e abril) até que se encontre uma forma para se zerar definitivamente o tributo. A isenção para o GLP de uso doméstico (botijão de até 13 quilos) será definitiva. As medidas eram uma promessa do presidente Jair Bolsonaro, após pressão dos caminhoneiros, que ameaçaram o governo de greve por causa do preço do diesel. O aumento do preço do gás de cozinha, por sua vez, pesa principalmente sobre a cesta básica dos mais pobres. De acordo com o decreto, as isenções já entraram em vigor. Para compensar a perda de arrecadação, o governo aumentou o imposto cobrado sobre os bancos, limitou a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros para pessoas com deficiência e acabou com uma renúncia tributária para o setor petroquímico. Na verdade, bancos nunca perdem e quem vai pagar a conta é o cliente na mágica do repasse sob alguma rubrica típica de quem nunca perde nada. 


Fonte: Gazeta do Povo