Na semana do Dia Internacional das Mulheres, guardiãs de sementes crioulas do Paraná realizam festival online - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Na semana do Dia Internacional das Mulheres, guardiãs de sementes crioulas do Paraná realizam festival online

Por: Elite FM
Publicado em 04/03/2021
img
“Esta variedade de feijão veio da Itália com os imigrantes. Considerada uma variedade das mais saborosas do Brasil. Produz pouco e não existe no mercado. Persiste pela tradição familiar. (Foto Laudi Vedana)

Pouco valorizadas pela sociedade e ciência, as trabalhadoras do campo e cidade possuem papel central na defesa da agrobiodiversidade.Elas, há diversas gerações, selecionam, produzem, armazenam, preservam e adaptam sementes crioulas, num trabalho de pesquisa e prática diárias. São trabalhadoras do campo, da cidade e da floresta que resistem a um modelo de agricultura estruturado em commodities e sob controle de grandes empresas que se impõe contra o meio ambiente, contra a saúde e a soberania alimentar da população. Mulheres agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária, de povos indígenas e de comunidades tradicionais que possuem um papel fundamental para garantir que sementes de grãos, de hortaliças, de frutas, flores, medicamentos e outras variedades tenham sua riqueza genética e nutricional resgatadas e preservadas. Conhecimento compartilhado e que ganha ainda mais vida em coletivos auto-organizados pelas próprias mulheres. Com a perspectiva de trazer visibilidade e valorização ao trabalho destas mulheres, a Rede Sementes da Agroecologia (ReSa) realiza no dia 11 de março, às 19h, o Festival Guardiãs de Sementes do Paraná - terra, alimento e preservação da vida pelas mulheres. A agenda online soma-se ao conjunto de atividades virtuais realizadas na semana do Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 08 de março.


Fonte: (comunicacao@terradedireitos.org.br)