Desigualdade educacional: alunos pobres têm mais prejuízos com escolas fechadas - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Desigualdade educacional: alunos pobres têm mais prejuízos com escolas fechadas

Por: Elite FM
Publicado em 08/02/2021
img
Dificuldades no acesso à internet, não recebimento de atividades escolares e baixa escolaridade dos pais são obstáculos para alunos mais pobres no ensino remoto durante a pandemia-Foto: Secretaria de Estado da Educação Piauí

O ensino a distância e as circunstâncias da pandemia aumentaram ainda mais as desigualdades entre estudantes ricos e pobres. É o que mostra um estudo realizado por pesquisadores do Insper e que foi apresentado ao Conselho Nacional de Educação, em 26 de janeiro. A pesquisa “Desigualdade educacional durante a pandemia”, publicada em dezembro de 2020 por Naercio Menezes Filho, Bruno Kawaoka Komatsu e Vitor Cavalcante, investigou a relação entre o fechamento das escolas e os diferentes impactos educacionais entre os estudantes brasileiros. Dentre as principais conclusões, o estudo constatou que alunos de instituições privadas estão mais preparados para acessar materiais educativos durante o período de distanciamento social, já que as escolas particulares se adaptaram melhor ao ensino à distância em comparação com as gestões públicas, conseguindo oferecer atividades escolares para a maioria dos alunos dessas instituições. 


Fonte: Gazeta do Povo