Covid-19 provocou queda na taxa de natalidade mundial. Entenda as consequências disso - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Covid-19 provocou queda na taxa de natalidade mundial. Entenda as consequências disso

Por: Elite FM
Publicado em 07/02/2021
img
Ao contrário do que muitos pensam, queda na taxa de natalidade causada pela pandemia de Covid-19 será ruim para a humanidade-Foto: Pixabay/Gazeta do Povo

Quando a pandemia da Covid-19 ainda parecia algo a ser resolvido em questão de meses, muito se especulou acerca da possibilidade de as medidas de isolamento adotadas por vários países resultarem em um novo “baby boom”. Casais trancafiados, é claro, fariam mais bebês. A ciência, contudo, aponta para uma tendência sólida: alta mortalidade e recessão econômica resultam em quedas drásticas nos índices de natalidade. E com a crise do coronavírus não foi diferente. Pelo contrário: trata-se de um dos maiores “baby busts” (falta de bebês) da história. Só nos Estados Unidos, um estudo do Brookings Institute publicado em junho do ano passado prevê um déficit de meio milhão de bebês. “As circunstâncias em que nos encontramos provavelmente serão duradouras e levarão a uma perda permanente de renda para muitas pessoas”, escrevem os pesquisadores. Também é verdade que, via de regra, a queda da natalidade é cíclica, e os países tendem a ver um novo crescimento populacional conforme a economia se recupera. Os jovens estão demorando mais para se estabelecerem, tendo dificuldade em conseguir empregos estáveis e situações de moradia que possibilitem a formação de famílias e ter relações sexuais com menos frequência. 


Fonte: Gazeta do Povo