Ministério descarta calendário para imunização até aprovação de vacinas pela Anvisa - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Ministério descarta calendário para imunização até aprovação de vacinas pela Anvisa

Por: Elite FM
Publicado em 16/12/2020
img
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco:” Sem aprovação da Anvisa é impossível marcar datas”-Foto: TonyWinston

O Ministério da Saúde não estabelecerá um calendário exato para a imunização contra o coronavírus até que as vacinas que combatem a covid-19 sejam aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No vídeo, Franco faz também pesadas críticas ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que recentemente divulgou que a vacinação no seu estado se iniciará em 25 de janeiro. "Seria irresponsável darmos datas específicas para início da vacinação porque depende de registro em agência reguladora, posto que só saberemos da segurança completa quando finalizados os estudos clínicos da fase 3", disse Franco no vídeo. Até o STF intimou o Ministério da Saúde para apresentar as datas de seu plano nacional de vacinação, o que é incoerente diante da explicação do Minstério, não há data para aprovação da Anvisa. Na fase 3 se dá o último estágio da pesquisa do desenvolvimento de vacinas. Nesta etapa, o imunizante é aplicado em grupos maiores de voluntários e são observadas a qualidade de imunização e a continuidade de reações que poderiam ter sido observadas nas fases 1 e 2. Segundo o secretário-executivo, nenhum dos laboratórios que conduz pesquisas no Brasil com o imunizante já protocolou pedido de autorização para a utilização massiva do produto e sem isso é até ridículo apontar datas para início e muito menos um calendário para vacinas.

 


Fonte: Gazeta do Povo