Grupo de pediatras lança campanha de mobilização para volta às aulas no início de 2021 - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Grupo de pediatras lança campanha de mobilização para volta às aulas no início de 2021

Por: Elite FM
Publicado em 08/12/2020
img
“Nenhuma criança será vacinada no Brasil em 2021”, afirma Rubens Cat, um dos líderes do grupo de pediatras à frente da campanha-Foto: Unsplash/Gazeta do Povo

Desde que surgiram os primeiros casos de coronavírus, governos de todo o mundo recorreram a medidas drásticas para conter as contaminações. Tendo como base a experiência da pandemia da gripe H1N1, na qual crianças e idosos eram os principais grupos de risco, uma dessas medidas foi a suspensão temporária das aulas presenciais. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1,5 bilhão de estudantes em todo o planeta chegaram a ficar sem aulas presenciais. Com o surgimento de estudos científicos que concluíram que crianças são menos propensas a contrair a Covid-19 e oferecem menor capacidade de transmissão do vírus para a comunidade em geral, diversos países passaram a retomar as aulas presenciais com diferentes medidas de segurança, que levaram a resultados positivos. A maioria, porém, foi capaz de evitar surtos significativos que levariam a um novo fechamento das escolas. Apesar de evidências científicas de que crianças representam menos de 10% dos casos, têm baixo número de internações e mortalidade de até 0,3%, no Brasil as aulas permanecem suspensas na grande maioria das escolas há quase nove meses. Preocupados com as consequências do fechamento das escolas relacionadas aos aspectos físico, mental e social das crianças (sobretudo aquelas matriculadas em escolas públicas), um grupo criado por pediatras lançou, em 1º de dezembro, a campanha “Lugar de Criança é na Escola”. O objetivo da iniciativa é mobilizar a sociedade e o poder público para o retorno seguro das escolas públicas no início de 2021.


Fonte: Gazeta do Povo