Paraná teme nova onda de casos de coronavírus no verão após alta em Santa Catarina - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Paraná teme nova onda de casos de coronavírus no verão após alta em Santa Catarina

Por: Elite FM
Publicado em 15/11/2020
img
Praia do Rosa, em Imbituba, no feriado de Finados: aglomeração favoreceu nova alta nos índices de covid-19. Foto: Reprodução

Com uma tendência de queda no número de novos casos de covid-19, o Paraná pode assistir a uma nova onda de transmissão da doença seguindo uma tendência observada em Santa Catarina nos últimos dias. O início da temporada de verão, que costuma levar paranaenses a visitar as praias do estado vizinho, aumenta o risco de a curva voltar à ascensão.”Locais turísticos geram confluência de pessoas de diferentes origens, o que faz com que os frequentadores tenham contato com pessoas que não costumam ter no dia a dia”, explica o infectologista Bernardo Montesanti Machado de Almeida, do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “O contexto do local favorece esse tipo de interação com pessoas de locais diversos, que, ao retornarem, acabam levando o vírus e perpetuando a cadeia de transmissão. No Paraná, a curva de novos casos e óbitos é descendente desde meados de agosto. O estado de Santa Catarina também vinha em uma tendência de queda de novos casos diários até o início de outubro, quando o índice voltou a subir.A autoridade sanitária informou que o crescimento é reflexo das aglomerações ocorridas nas últimas semanas, contrariando decretos que restringem a permanência de pessoas nas praias. No recesso de Finados, vídeos publicados em redes sociais mostraram a faixa de areia da Praia do Rosa, em Imbituba, a uma hora de Florianópolis, repleto de pessoas durante o dia, além de outras aglomerações nas ruas da cidade à noite.


Fonte: Tribuna Online