Vacina da Pfizer e BioNTech mostrou mais de 90% de eficácia, segundo dados iniciais - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Vacina da Pfizer e BioNTech mostrou mais de 90% de eficácia, segundo dados iniciais

Por: Elite FM
Publicado em 11/11/2020
img
Dados iniciais da fase 3 divulgados pelas farmacêuticas apontam eficácia acima de 90% contra Covid-19-Foto: Cottonbro/Pexels/Gazeta do Povo

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram que a vacina experimental que desenvolvem de forma conjunta se mostrou 90% eficaz contra o novo coronavírus, de acordo com uma análise preliminar dos dados da terceira fase dos estudos clínicos. As farmacêuticas são as primeiras a divulgarem uma eficácia do imunizante para a Covid-19 nessa etapa.Em comunicado, as empresas informaram que compararam a eficácia do imunizante entre dois grupos dos 43 mil participantes: os que receberam a vacina que vem sendo testada, e os que receberam o placebo (substância inerte).Foram verificados 94 casos confirmados para a Covid-19 no estudo. Mais de 90% das pessoas confirmadas para a doença estavam no grupo placebo, e não no grupo que recebeu as duas doses da vacina (a segunda dose feita três semanas depois da primeira). Ou seja, adoeceram mais pessoas que não receberam a vacina do que aqueles que a receberam. Informações importantes sobre o imunizante, como se a vacina previne casos severos da doença ou se ela reduz a carga viral no organismo das pessoas, não foram divulgadas. Embora a forma mais conhecida de ação da vacina seja prevenindo a doença, os imunizantes podem atuar em diferentes frentes, como: Previne a infecção; Previne o adoecimento; Previne a transmissão. Os dados parecem positivos, mas não significa que essa eficácia acima de 90% não poderá ser modificada ao longo dos próximos meses.


Fonte: Gazeta do Povo