17 estados não alcançaram a média em alfabetização; Ceará ainda é o que melhor alfabetiza - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

17 estados não alcançaram a média em alfabetização; Ceará ainda é o que melhor alfabetiza

Por: Elite FM
Publicado em 08/11/2020
img
Inep divulga resultados do Saeb amostral em 2020-17 estados não alcançaram a média/Imagem:https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) amostral, realizada em 2019. Pela primeira vez, alunos do 2º ano do ensino fundamental tiveram seus conhecimentos com relação à Língua Portuguesa e Matemática avaliados; também houve teste amostral com estudantes do 9º ano, que foram avaliados nas áreas Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Em 2021,o teste passará a ser censitário, informou o governo. Na ocasião, o MEC também sinalizou que o Brasil vai aderir ao Timss, Trends in International Mathematics and Science Study, da IEA. Os dados mostram que 17 estados não alcançaram a média esperada em alfabetização. O Ceará, por outro lado, continua com os melhores indicadores de aprendizado de Português e Matemática do país. Considerado ilha de excelência, o estado é o que alcançou a melhor colocação nas duas matérias. Ceará informou suas políticas públicas a partir das mesmas evidências nas quais o MEC tem apostado na gestão do presidente Jair Bolsonaro.Com relação ao restante do Brasil, ao menos 10 unidades da federação apresentaram proficiência em Português acima da média nacional, de 750 pontos. Em matemática, outros 9 estados superaram a média.


Fonte: Gazeta do Povo