Eleição nos EUA: como o resultado da apuração vai influenciar a economia brasileira - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Eleição nos EUA: como o resultado da apuração vai influenciar a economia brasileira

Por: Elite FM
Publicado em 07/11/2020
img
Telão exibe apuração em tempo real da eleição nos EUA: novo ocupante da Casa Branca não deve influenciar com força as relações comerciais com o Brasil.| Foto: Olivier Douliery/AFP/Gazeta do Povo


Caracterizada pela acentuada polarização, a atual eleição presidencial dos EUA deixa o mundo em expectativa para a conclusão das apurações. Para o Brasil, a definição do nome que comandará a Casa Branca nos próximos quatro anos pode significar mais ou menos proximidade no campo ideológico, mas não deve influenciar com força as relações comerciais entre os dois países. Segundo analistas, o pragmatismo característico dos EUA deve manter as pontes já construídas. Entretanto, ajustes de rota podem ser feitos no caso de uma eventual mudança de administração republicana para democrata, com uma vitória de Joe Biden sobre Donald Trump na eleição dos EUA. Na avaliação do economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Pedro Paulo Silveira, a questão mais premente aqui seria a ambiental. "O que eu imagino que venha a ser feito em um governo Biden é a recolocação de exigências ambientais, nos termos que já eram acordados alguns anos atrás. O que para o Brasil, num primeiro momento, pode ser desconfortável, mas o país sempre esteve muito bem nesse cenário: o Brasil sempre teve o agronegócio bem visto no exterior, então eu acredito que é capaz de se reafirmar como grande exportador de carnes, de alimentos, de minério de ferro, de tudo que a gente exporta, mas dentro de uma agenda ambiental mais adequada",avalia o especialista. 


Fonte: Gazeta do Povo