Brasil quer “ser” como 2 países: saiba quais são e que plano o governo tem para chegar lá - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Brasil quer “ser” como 2 países: saiba quais são e que plano o governo tem para chegar lá

Por: Elite FM
Publicado em 02/11/2020
img
Bandeira do Brasil com Bolsonaro ao fundo: desenvolvimento do Uruguai e Chile como meta a ser atingida-Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo do presidente Jair Bolsonaro definiu uma estratégia de longo prazo que conta com a aprovação de reformas para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país a patamares próximos do Uruguai e do Chile, nações mais desenvolvidas que o Brasil em termos de renda, escolaridade e expectativa de vida. Esse plano traça uma série de metas econômicas, institucionais, ambientais, sociais e de infraestrutura a serem atingidas até 2031 para tentar levar o país a uma trajetória de maior crescimento econômico e desenvolvimento social. Nesse cenário, o crescimento médio entre 2021 e 2031 seria de 2,2% ao ano, com aumento de 1,6% ao ano no PIB per capita. O segundo é chamado no texto de "cenário transformador", em que haveria reformas mais amplas aliadas a avanços educacionais. Nesse caminho, o Brasil teria um crescimento médio de 3,5% ao ano, com aumento de 2,9% ao ano no PIB per capita. No "eixo ambiental" do decreto, o foco do plano é o meio ambiente urbano. Uma das metas prevê que a quantidade de lixões e aterros controlados em operação, que somavam mais de 2,4 mil locais em 2017, seja totalmente zerada até 2031. 


Fonte: Gazeta do Povo