Quais crianças não poderiam voltar à escola antes de ter a vacina para Covid-19 - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Quais crianças não poderiam voltar à escola antes de ter a vacina para Covid-19

Por: Elite FM
Publicado em 20/10/2020
img
Crianças com algumas doenças de base ou em alguns tratamentos não podem frequentar a escola tão logo seja reaberta.| Foto: Bigstock/Gazeta do Povo

A discussão sobre o retorno dos alunos às escolas gera muitas dúvidas, principalmente sobre quem estaria habilitado, ou não, a voltar. As crianças e adolescentes não são as principais vítimas da Covid-19, mesmo podendo desenvolver, em raros casos, a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P), uma grave condição que atingiu, até o fim de agosto, 197 indivíduos no país.Mas em relação à condição de saúde de base, quem deveria evitar voltar às aulas tão logo sejam liberadas, sem que ainda tenhamos a desejada vacina?  Um artigo publicado por pesquisadores do Instituto D’Or no Jornal de Pediatria afirmava que crianças que apresentam comorbidades têm cinco vezes mais chances de desenvolver maiores complicações da doença. Porém, as doenças não seriam equivalentes às comorbidades pré-existentes que conferem maior risco aos adultos, como cardiopatias, diabete e doença renal, mas sim doenças neurológicas e respiratórias crônicas. Ela aponta que o que chamou atenção neste estudo foi que obesidade e diabete não foram comorbidades frequentes reportadas em casos graves de Covid-19 em crianças e adolescentes. “Nesa faixa etária, quadros neurológicos crônicos, doenças pulmonares de base, imunossupressão e desnutrição são condições que predispõem a um envolvimento pulmonar grave em doenças infecciosas”, diz ela.


Fonte: Gazeta do Povo