Vacina experimental contra Covid-19 da Moderna gera anticorpos em voluntários idosos - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Vacina experimental contra Covid-19 da Moderna gera anticorpos em voluntários idosos

Por: Elite FM
Publicado em 04/10/2020
img
A empresa americana Moderna divulgou os resultados de testes iniciais de sua vacina experimental contra o coronavírus feitos em adultos mais velhos e idosos -Foto: Bigstock/Gazeta do Povo

A farmacêutica americana Moderna divulgou os resultados dos testes iniciais com sua vacina experimental contra a Covid-19 e informou que o produto gerou boa resposta imune também em idosos, grupo considerado de risco para o novo coronavírus. ”Dados provisórios da fase 1 sugerem que a mRNA-1273, nossa vacina candidata à prevenção da Covid-19, pode gerar anticorpos em adultos mais velhos e idosos em níveis comparáveis a adultos mais jovens", diz em nota Tal Zaks, diretor da Moderna." Dada a maior morbidade e mortalidade da doença em adultos mais velhos e idosos, esses dados nos dão otimismo em demonstrar a proteção do mRNA-1273 nesta população", completa. O ensaio clínico envolveu 40 adultos mais velhos e idosos, divididos em dois grupos (um com pessoas de 56 a 70 anos de idade e outro com as de 71 anos ou mais) que receberam duas doses da vacina experimental, com intervalo de 28 dias entre uma dose e outra. Uma parte recebeu doses de 25 mg e a outra parte, de 100 mg. Anticorpos neutralizantes (capazes de destruir o vírus) foram detectados no soro de todos os pacientes após a segunda dose, em níveis superiores à média detectada no soro de pacientes recuperados de Covid-19 que formaram um grupo controle, diz o artigo. A resposta imune dos pacientes mais velhos foi similar à de 45 pacientes mais jovens que participaram de uma etapa anterior dos testes. Os pacientes que receberam a dose maior da vacina tiveram respostas melhores do que os que receberam a dose menor. A Moderna está testando no momento, a dose de 100 mg em um ensaio de fase 3 nos Estados Unidos com a participação de até 30 mil voluntários. Esta é uma de um total de 11 potenciais vacinas contra o coronavírus que estão na fase mais avançada de testes em humanos.


Fonte: Gazeta do Povo