"Máscara com válvula e face shield são ineficazes contra coronavírus”, diz estudo - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

"Máscara com válvula e face shield são ineficazes contra coronavírus”, diz estudo

Por: Elite FM
Publicado em 08/09/2020
img
Máscaras com válvula de espiração ou do tipo face shield não protegem tão bem contra o coronavírus-Foto: Bigstock/Gazetra do Povo

As máscaras de proteção facial já fazem parte da nossa rotina durante a pandemia de coronavírus – mas nem todas oferecem a mesma proteção. As máscaras do tipo visor de plástico, ou "face shields", e aquelas com válvulas para facilitar a respiração, embora mais confortáveis, deixam escapar uma quantidade maior de partículas do que as máscaras comuns, e portanto não são tão eficazes para impedir que o vírus se espalhe, mostra um estudo publicado na terça-feira (1) no periódico Physics of Fluids. Para demonstrar o que acontece quando alguém tosse ou espirra usando diferentes tipos de máscaras, os pesquisadores da Florida Atlantic University usaram um manequim que "espirra" uma mistura de água e glicerina, além de lasers para visualizar como a névoa de gotículas se espalha pelo ambiente." Os resultados mostram que, embora os visores de plástico consigam bloquear o movimento inicial para frente do jato, as gotículas expelidas se movem ao redor do visor com facilidade e podem se espalhar por uma área ampla, mesmo que a movimentação do ar seja leve. Já em máscaras equipadas com válvula, um grande número de gotículas passa pela válvula sem ser filtrado, o que reduz significativamente a sua eficácia, dizem os autores do estudo.


Fonte: Gazeta do Povo