Discreto e experiente: conheça Alessandro Oliveira, novo chefe da Lava Jato em Curitiba - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Discreto e experiente: conheça Alessandro Oliveira, novo chefe da Lava Jato em Curitiba

Por: Elite FM
Publicado em 04/09/2020
img
Procurador Alessandro Oliveira já integrava a Lava Jato na Procuradoria-Geral da República desde janeiro de 2018.| Foto: Fernando Oliveira/PRF

O procurador da República Alessandro José Fernandes de Oliveira é o novo coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. A expectativa é que ele imprima um estilo mais “low profile” às investigações de crimes de corrupção, conforme integrantes do Ministério Público Federal (MPF). Oliveira deve contar, ao menos em um primeiro momento, com o apoio do procurador-geral da República, Augusto Aras, para dar seguimento às ações da Lava Jato, o que é considerado um ativo importante neste momento em que a força-tarefa é alvo de vários questionamentos por parte da própria Procuradoria-Geral (PGR).Oliveira vai substituir o procurador Deltan Dallagnol, que pediu seu afastamento da chefia da força-tarefa por razões familiares e após seis anos na linha de frente das investigações da Lava Jato. O novo coordenador vai chefiar uma equipe de 14 procuradores. Procurador da República desde 2004, Alessandro Oliveira atua no MPF do Paraná desde 2012. Internamente, é conhecido por sua ampla experiência no combate ao crime organizado, corrupção, lavagem de dinheiro e integra o grupo de trabalho da Lava Jato desde janeiro de 2018, acumulando funções tanto no MPF do Paraná quanto na PGR.É visto como um especialista em homologações de delações premiadas. Oliveira não tem histórico de falhas neste aspecto. Entre colegas procuradores, é considerado também um homem sério, dedicado e uma pessoa de trato fácil e afável. Entre suas contribuições com as ações da força-tarefa está a mediação do acordo de delação premiada do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. O novo coordenador era visto como uma espécie de elo entre Curitiba e Brasília. “Conhece bem o assunto. Ele é um homem extremamente estudioso”, resumiu um integrante da Procuradoria-Geral da República sobre o novo coordenador. Entre os colegas do Ministério Público Federal, Alessandro Oliveira é considerado técnico e extremamente discreto. Ele é avesso a entrevistas ou mesmo a manifestações públicas em redes sociais, algo que tem sido marca dos integrantes do MPF, principalmente entre os procuradores mais jovens. A sua discrição é tanta que alguns membros do Ministério Público reagiram com surpresa ao nome do novo coordenador da força-tarefa. 


Fonte: Gazeta do Povo