Celso de Mello suspende processos que poderiam afastar Deltan do comando da Lava Jato - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Celso de Mello suspende processos que poderiam afastar Deltan do comando da Lava Jato

Por: Elite FM
Publicado em 20/08/2020
img
Deltan Dallagnol em evento de lançamento das ”10 Medidas contra a Corrupção” em Pato Branco concedendo entrevista para o jornalista Laudi Vedana da Elite FM

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello determinou a suspensão de dois processos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que poderiam tirar o procurador Deltan Dallagnol da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Os dois processos disciplinares foram apresentados pelos senadores Renan Calheiros (veja quem ) e Katia Abreu (PP-TO). Acusações totalmente infundadas. Segundo o ministro Celso de Mello, Deltan não pode ser punido simplesmente por exercer sua liberdade de expressão. “O direito de criticar, de opinar e de dissentir, qualquer que seja o meio de sua veiculação, representa irradiação das liberdades do pensamento, de extração eminentemente constitucional, ainda que desfavorável ou contundente, irônica ou corrosiva, contra quaisquer pessoas ou autoridades, destacou o ministro do Supremo. Uma das principais irregularidades, na visão de Deltan, é que não houve o respeito ao contraditório e ao seu direito de defesa. A acusação de Kátia Abreu não está amparada em elementos probatórios substanciais. Um eventual afastamento de Deltan traria consequências graves à operação. Há, dentro de setores do Ministério Público, um temor de que esteja em curso uma marcha com o objetivo de enfraquecer a força-tarefa. Semanas atrás, o procurador-geral criticou a Lava Jato, dizendo que a operação é uma “caixa de segredos” e que é necessária uma “correção de rumos” no MPF para que o “lavajatismo não perdure”.Os segredos da Lava Jato  estão em demonstrar que a corrupção no Brasil enlameou  figurões do alto escalão e estes, como bagres ensaboados tentam desfazer a  Lava Jato,a operação que  permitiu a sociedade brasileira  apontar a corrupção como o maior problema do Brasil.


Fonte: Gazeta do Povo e Elite Fm