Transparência Internacional vê cerco à Lava Jato mais forte e audacioso do que nunca - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Transparência Internacional vê cerco à Lava Jato mais forte e audacioso do que nunca

Por: Elite FM
Publicado em 13/08/2020
img
Bruno Brandão, representante da Transparência Internacional no Brasil- Foto: Yuri Alvetti/Flickr Transparência Internacional/Gazeta do Povo

A Transparência Internacional, instituição de luta contra a corrupção com atuação ao redor do planeta, vê o atual cerco contra a Lava Jato como “mais forte e mais audacioso do que nunca”. Em entrevista à Gazeta do Povo, o diretor-executivo da entidade no Brasil, Bruno Brandão, afirma que o momento é de “extrema gravidade”, porque coloca em risco não apenas a Lava Jato, mas todo o progresso do país no combate à grande corrupção. Brandão também enxerga “uma trajetória muito perigosa de um controle político das instituições, uma captura das instituições, que pode servir não apenas à blindagem de aliados, mas à perseguição de adversários”. Brandão também destaca a necessidade de aprimoramento legal e institucional para impedir retrocessos. “A luta contra a corrupção, sustentada de longo prazo e com solução sistêmica, vem necessariamente pelo aprimoramento legal e institucional. E não por heróis, não por mitos, isso jamais levou país algum a vencer a batalha contra a corrupção”, alerta." Segundo Bruno Brandão: "Temos um presidente da República em forte movimentação para deslegitimar e desconstruir a imagem da Operação Lava Jato, principalmente movido pela rivalidade com o ex-ministro Sergio Moro. E também é possível interpretar que as denúncias de corrupção que alcançam sua própria família e seu círculo próximo também são um fator que determina essa atuação hostil do presidente da República a essas atuações independentes dos órgãos de controle."


Fonte: Gazeta do Povo