Francisco Beltrão tem seis vezes mais farmácias que o recomendado pela OMS: 70 estabelecimentos - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Francisco Beltrão tem seis vezes mais farmácias que o recomendado pela OMS: 70 estabelecimentos

Por: Elite FM
Publicado em 01/08/2020
img
Terceira unidade da Nissei em Beltrão que já tem 6 vezes mais farmácias que o recomendado pela OMS/Imagem :https://www.jornaldebeltrao.com.br/noticia/299215

FIndicador pode representar melhoria no acesso à saúde, mas representante do CRF faz ressalvas. Quem tem a impressão de que a cada semana surge uma nova farmácia pela cidade não está tão errado. Nos últimos meses, Francisco Beltrão vem atraindo a atenção de grandes redes do segmento e novos estabelecimentos são abertos constantemente. Mais três estão em fase de implantação: a segunda unidade da Brava, a terceira Nissei e mais uma Ultra Descontão. O Jdeb levantou o número de farmácias existentes na cidade com base nos dados do Guia Paraná Sudoeste, elaborado no fim do ano passado. Naquela época, eram 61 farmácias privadas ou vinculadas a entidades — como a do Sindicato da Alimentação e Associação dos Aposentados — e seis da rede pública de saúde. De lá pra cá, mais três foram inauguradas, totalizando 70 estabelecimentos em atividade atualmente. Isso significa que a cidade tem uma farmácia para cada grupo de 1.300 habitantes. É 6,1 vezes mais do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica a necessidade de uma farmácia para cada oito mil pessoas. Já o CRF-PR (Conselho Regional de Farmácia) informou que há 108 estabelecimentos cadastrados no município junto à autarquia, no entanto, considerando também as farmácias existentes dentro de hospitais e clínicas e as do sistema público de saúde. 


Fonte: Jornal de Beltrão