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Segunda fase do contorno Noroeste está em processo de revisão

Por: Elite FM
Publicado em 16/07/2020
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Obras do Contorno Noroeste de Pato Branco com um viaduto erguido sobre a BR-158, uma ponte sobre o Rio Ligeiro e cinco quilômetros de rodovia até a PR-493 em Itapejara D Oeste. O objetivo é enviar todo o tráfego de caminhões, para o contorno, aliviando o trânsito urbano.Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Noticias

Para a primeira etapa do contorno noroeste, — ligando a BR-158 às PR-493 —, foram movimentados 500 mil metros cúbicos de terra deslocados por um trecho de 5,2 quilômetros. O investimento do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) foi de pouco mais de R$ 30 milhões e a obra avança para mais de 70% e pode ser entregue ainda neste ano. Segundo o governador Ratinho Junior, “Pato Branco é um polo do Sudoeste e está investindo cada vez mais em inovação, tecnologia associada à produção agrícola, além do setor de serviços. Esse planejamento em torno do contorno leva em conta a necessidade de resolver um gargalo urbanístico e possibilita a atração de novos investimentos”. Ele afirma que implantações de trechos até então inexistentes são fundamentais para que o Estado consolide seu papel de protagonista na cadeia logística da América do Sul. A nova conexão de Pato Branco também facilita o trânsito comercial com a PRC-280, principal corredor de exportação dos municípios da divisa com Santa Catarina aos portos paranaenses. Segundo o chefe da Casa Civil, o projeto da segunda etapa está pronto, precisa de algumas revisões e licenciamentos, sendo a ideia é de ainda em 2020, trabalhar nas revisões, para que no próximo ano “tenha condições de fechar o contorno. A rodovia terá um traçado moderno, com acostamento e alto nível de segurança, além de um tráfego estimado em 20 mil veículos por hora quando estiver em operação plena, com os 19 quilômetros. É a principal obra estruturante do novo ciclo de desenvolvimento urbano, um marco para novos tempos”, afirma o presidente da entidade, Ezaul Zillmer.”Na verdade, a  primeira parte representa apenas um avanço, mas que precisa da segunda parte para representar a solução que Pato Branco procura para a retirada da BR-158  com o intrincado Trevo do Aeroporto”. (Diário do Sudoeste –AEN e Elite FM)


Fonte: Diário do Sudoeste/Agência Estadual de Noticias e Elite FM