Granja Comunello é a primeira propriedade da região a adquirir a ordenhadeira robotizada - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Granja Comunello é a primeira propriedade da região a adquirir a ordenhadeira robotizada

Por: Elite FM
Publicado em 13/07/2020
img
35 anos e três gerações- Maciel, o filho Bernardo e o pai Osmar junto à ordenha robotizada-Foto Leandro Cziernaski-Gente do Sul/Jornal de Beltrão

Investimento em automatização vai aumentar a produtividade, melhorar a gestão e reduzir custos com mão de obra. O produtor Maciel Comunello conheceu há três anos, em uma palestra para o setor leiteiro, o sistema de ordenha robotizada da Lely que dispensa boa parte da mão de obra da atividade. Na época, imaginou que uma tecnologia como essa levaria uma década para se difundir no Brasil. Mas em bem menos tempo o sistema já é viável e acessível para os produtores daqui, incluindo ele: a Granja Comunello, de Francisco Beltrão, é a primeira da região Sudoeste a adquirir a ordenha robotizada. A família lida com a atividade leiteira desde a década de 80, quando a produção dependia, basicamente, da quantidade de gente trabalhando nela. “No começo, nós tirávamos uns 110 litros por dia, tudo no braço, e isso envolvia todo mundo da casa. Hoje, a propriedade da família é administrada por Maciel e a produção chega a 3 mil litros/dia. A granja foi pioneira em outros sistemas – como a ordenha informatizada com canalização e o biodigestor que transforma o esterco dos animais em energia elétrica – e agora está inovando com o processo de ordenha totalmente automatizado. A previsão é de chegar a 5 mil litros/dia.


Fonte: Jornal de Beltrão