Paraná poderá adotar sistema de pedágio “free flow” proporcional à quilometragem percorrida - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Paraná poderá adotar sistema de pedágio “free flow” proporcional à quilometragem percorrida

Por: Elite FM
Publicado em 12/07/2020
img
Pórticos instalados em rodovia de Portugal monitoram passagem de veículos: sistema substitui praças de pedágio| Foto: Divulgação Q-Free/Gazeta do Povo

Como forma de proteção para quem entrar na empreitada, os contratos devem ter um mecanismo de controle cambial. Assim, parte do valor arrecadado com as tarifas será reservada para compensar eventuais variações cambiais drásticas. Caso o dinheiro não seja aplicado nisso, o recurso pode ser destinado para obras. As rodovias do Paraná também deverão adotar o sistema de free flow, portais que cobram uma tarifa proporcional à quilometragem percorrida. Como os trechos têm muitas opções de escapes (entradas e saídas), a possibilidade é que a tecnologia seja usada em apenas alguns pontos. “O ideal seria usar mais, porque o sistema promove a justiça tarifária”, diz o secretário. Também estão em estudo a utilização mais inteligente da faixa de domínio e a instalação de wi-fi em todo o trecho.


Fonte: Gazeta do Povo