Em ambientes semelhantes, por que o coronavírus mata mais no Paraná do que em Santa Catarina? - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Em ambientes semelhantes, por que o coronavírus mata mais no Paraná do que em Santa Catarina?

Por: Elite FM
Publicado em 29/06/2020
img
Ações durante a pandemia: Ratinho Junior e Carlos Moisés-Foto: Geraldo Bubniak/AEN e Mauricio Vieira/Secom/Gazeta do Povo

Temperaturas baixas, doenças respiratórias típicas do outono e do inverno, baixo índice de isolamento: esses fatores são apontados como agravantes da pandemia de Covid-19 no Paraná recentemente. Mas, no estado vizinho de Santa Catarina, que também passa por situação semelhante, a taxa de mortes atual é bem menor. Por que isso acontece? O Paraná acumula 17.618 casos confirmados de contágio pelo novo coronavírus, com 526 óbitos, taxa de 46 por 1 milhão de habitantes, segundo o boletim da Sesa desta quinta-feira (25). Em Santa Catarina, são 21.951 confirmações, com 289 mortes, taxa de 40,3 por milhão. Considerando o número de casos confirmados, a letalidade no Paraná é de 3%, contra apenas 1,3% em Santa Catarina. "O governo do Paraná e várias prefeituras têm apelado para a população ficar em casa – medida necessária para evitar a disseminação descontrolada do coronavírus e demanda excessiva dos serviços de saúde. Entretanto, os índices de isolamento social não diferem muito do que vem sendo registrado em Santa Catarina. O estado catarinense se sai melhor na saúde preventiva e tem melhor distribuição de médicos. 


Fonte: Gazeta do Povo