UFFS monta laboratório para testagem de Covid-19 em parceria com Prefeitura de Realeza, Rotary e UFPR - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

UFFS monta laboratório para testagem de Covid-19 em parceria com Prefeitura de Realeza, Rotary e UFPR

Por: Elite FM
Publicado em 24/06/2020
img
Dez docentes e três técnicos de laboratório do Campus Realeza, além de seis colaboradores externos, irão trabalhar nas análises (UFFS/Ariel Tavares)

Com objetivo de contribuir no diagnóstico da Covid-19, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza montou um laboratório de análises para ajudar na detecção do número de casos da doença na região Sudoeste do Paraná. A estrutura temporária foi criada em parceria com a Prefeitura de Realeza e o Rotary Clube, além do apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os trabalhos de análise serão iniciados nesta semana. Instalado no Hospital Veterinário Universitário da UFFS, o novo laboratório terá capacidade para processar, inicialmente, 60 exames do tipo RT-PCR por dia. O teste é considerado padrão ouro, pois verifica a presença de material genético do vírus, confirmando, assim, se a pessoa está com a Covid-19, além de ser um exame definitivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A iniciativa de instalação do laboratório surgiu dentro da comissão local de combate à pandemia existente no Campus Realeza, sendo elaborado um projeto de extensão para a consolidação. A coleta do material será feita pelas Secretarias Municipais de Saúde, assim como o transporte até o laboratório. A UFFS fará a recepção das amostras e o processamento no mesmo dia tendo capacidade para 100 amostras por dia e até 500 por semana. 


Fonte: (UFES de Realeza)