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Empresa incubada no Parque Tecnológico de Pato Branco desenvolve ferramenta para fomentar o comércio local

Por: Elite FM
Publicado em 18/06/2020
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Parque Tecnológico de Pato Branco - Foto: Rodinei Santos/Assessoria Departamento de Imprensa Município de Pato Branco

Em meio à pandemia do COVID-19, aplicativo de fidelização colabora no fortalecimento da economia. Os produtos e serviços voltados à tecnologia e inovação, das empresas incubadas no Parque Tecnológico de Pato Branco, têm contribuído para o fortalecimento de vários segmentos. E neste momento de enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), algumas iniciativas como de uma empresa que desenvolve um aplicativo de fidelização, que devolve para o consumidor parte do dinheiro gasto em suas compras, fazendo girar novamente no comércio local, tem colaborado para minimizar os impactos da pandemia. Incubada no Parque Tecnológico de Pato Branco desde 2018, a plataforma inteligente de consumo é uma espécie de “moeda do comércio local”. O sócio-fundador, Thiarles do Prado, explica que após muitas mentorias apoiadas pela Incubadora Tecnológica de Pato Branco e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, validações com entidades empresariais, chegou-se ao projeto. “O aplicativo mescla as moedas sociais (são moedas alternativas à moeda oficial, utilizada por um certo grupo) e os tradicionais cashbacks (método de compra que possibilita ao cliente recuperar parte do dinheiro gasto em determinadas mercadorias ou serviços), em algo completamente novo e, a inovação vem daí, de reinventar e melhorar conjuntos de ideias. O consumidor só pode gastar o saldo em novas compras e apenas no comércio local da sua cidade, e isso leva competitividade às empresas pato-branquenses e fortalece a economia”, informa. Conforme Prado, a ferramenta é uma evolução dos programas de pontos, brindes e até mesmo aqueles cartões de fidelidade que tem um carimbo atrás, "compre dez e ganha um", já que além de fidelizar os clientes, permite às empresas entenderem o perfil do consumidor, através de inteligência de dados, fundamental para disponibilizar atendimento personalizado a cada cliente.  “Quando compramos um produto na internet, o dinheiro vai para os grandes centros, e deixa de gerar impostos para a cidade. Além de oferecer o poder de decisão ao consumidor, de onde e como utilizar o crédito do aplicativo, essa ferramenta gera vantagem real, que faz o consumidor voltar a comprar no estabelecimento, sendo neste momento de pandemia mais um diferencial”, ressalta. Cerca de 70 empresas do varejo e de serviços locais já aderiram à plataforma, disponível nas plataformas Android e IOS, e que tem o apoio do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio). Além deste aplicativo, a empresa conta com outros produtos e serviços que também fomentam o comércio local, como a Vitrine Virtual: um aplicativo que direciona o consumidor para o Whatsapp para a realização de compras; o Troco Digital: onde o estabelecimento comercial gera um crédito no aplicativo do consumidor, entre outros. O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Vinicius de Bortolli, salienta que iniciativas como essa demonstram que a saída para a crise que estamos vivendo passa pela inovação de produtos e serviços, pelo uso adequado da tecnologia de informação e pelo conhecimento gerado pelas mentes oriundas das universidades. “Em todas as crises vividas pela humanidade, a saída sempre foi algo inovador. A história está repleta de exemplos. E este é o papel de nosso ecossistema de inovação local, do qual o Parque Tecnológico de Pato Branco é um dos principais atores”, ressalta.


Fonte: Assessoria:Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco