8 habilidades para a vida que você pode ensinar aos filhos durante a quarentena - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

8 habilidades para a vida que você pode ensinar aos filhos durante a quarentena

Por: Elite FM
Publicado em 14/06/2020
img
Quarentena pode ser um ótimo momento para ensinar habilidades que serão úteis para seus filhos durante toda a vida-Foto: Bigstock/Gazeta do Povo

Há quase três meses sem aulas presenciais ainda não se sabe, ao certo, quando as crianças voltarão para as escolas. Aos pais, coube a complexa missão de lidar com a rotina de estudos à distância, tentando reduzir, ao máximo, os efeitos da pandemia do novo coronavírus no desenvolvimento dos pequenos. E já que todos estão em casa juntos o dia todo, porque não usar esse tempo para ensinar às crianças e adolescentes habilidades essenciais a qualquer ser humano? Isso mesmo, virtudes e valores que farão toda diferença quando chegarem à vida adulta. A lista abaixo foi inspirada em algumas dicas dadas pelo site norte-americano Verywell Family. São ensinamentos que seus filhos levarão para o resto da vida. Veja: De 2 a 4 anos: Organização a partir de pequenas atitudes. Responsabilidade: uma criança com 3 ou 4 anos também já é totalmente capaz de separar sozinha a roupa que vai vestir. De 5 a 7 anos: Noções de limpeza: crianças nessa faixa etária adoram se sentir úteis fazendo coisas para adultos. Paciência: o isolamento social também pode ser bom para estimular, nos pequenos, as habilidades culinárias e ter paciência de esperar o bolo ficar pronto. De 8 a 10 anos: Maturidade: nessa fase da vida, as crianças já são plenamente capazes de realizar a maioria das tarefas domésticas voltadas a elas, mas também é hora de os pais irem além  com tarefas mais complexas. Consciência: a jardinagem é outra maneira de misturar as habilidades da vida com a ciência em tempos de isolamento social. A partir dos 11 anos: Autonomia: equilibrar um orçamento doméstico e realizar tarefas básicas da manutenção da casa e a importância de poupar. Higiene: se na sua casa você precisa ficar “correndo atrás” do seu filho para lembrá-lo de tomar banho, escovar os dentes e pentear o cabelo, a quarentena pode ser um bom momento para ensiná-lo a cuidar da própria rotina de higiene pessoal. 


Fonte: Gazeta do Povo