Ranking dos partidos: quem mais ganhou e perdeu filiados para a eleição de 2020 - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Ranking dos partidos: quem mais ganhou e perdeu filiados para a eleição de 2020

Por: Elite FM
Publicado em 25/05/2020
img
Balanço das filiações partidárias indica queda no número de pessoas vinculadas a partidos políticos em 2020. Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) descartou alterar os prazos de filiação partidária e de troca de domicílio eleitoral para as eleições de 2020. A decisão foi tomada na última quinta-feira (14). Com a confirmação anunciada pelo TSE, a lista de filiados a partidos aptos à disputa da eleição municipal está definida. Pessoas que ingressarem em partidos a partir de agora só poderão concorrer no próximo pleito, em 2022. A análise sobre o desempenho individual dos partidos nos comparativos entre 2016, 2018 e 2020 mostra ainda um declínio das legendas mais tradicionais e o crescimento de siglas que tiveram conexão com o presidente Jair Bolsonaro. O partido que mais cresceu em número de filiados nos últimos anos é o Patriota, hoje com mais de 330 mil filiados graças ao presidente Bolsonaro. O Partido Ecológico Nacional (PEN) foi o segundo que mais cresceu. O terceiro partido que mais cresceu nos últimos anos também está ligado a Bolsonaro: o PSL, sigla pela qual o presidente concorreu em 2018. As mudanças identificadas no panorama partidário brasileiro não chegaram a interferir no grupo das principais forças políticas do Brasil. O "top 5" dos partidos nos dias atuais é o mesmo que se via em abril de 2016: MDB, PT, PSDB, PP e PDT, nesta ordem. Infelizmente, os partidos que deveriam ser orientadores da democracia, no Brasil tornaram-se os campeões do descrédito, formando com  a classe política, as duas entidades mais desacreditadas do país e por isso a baixa procura por filiações.


Fonte: Gazeta do Povo