Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco realiza o monitoramento dos munícipes com suspeita ou confirmação do Coronavírus - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco realiza o monitoramento dos munícipes com suspeita ou confirmação do Coronavírus

Por: Elite FM
Publicado em 14/05/2020
img
Foto: Rodinei Santos/Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Pato Branco

A medida é uma das principais ferramentas para que se possa acompanhar a evolução clínica do paciente que se encontra em isolamento domiciliar. Desde que os primeiros casos suspeitos de Coronavírus (COVID-19) começaram a surgir no município, a Prefeitura de Pato Branco, através de um Plano de Contingência, estipulou diversos critérios de atendimento para os pacientes e implementou algumas alterações nas rotinas das equipes que compõe a Secretaria Municipal de Saúde. Entre elas, está o monitoramento de todas as pessoas com suspeita da doença, que estão no aguardo do resultado dos exames, e, também, daquelas que já testaram positivo para o COVID-19. Pacientes dentro deste grupo são acompanhados durante o período de 14 dias de isolamento domiciliar, estavam sendo acompanhados para o monitoramento dos sintomas pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde do seu bairro de domicílio. A partir desta semana, serão implantadas duas unidades sentinelas, uma na Unidade de Saúde Central e outra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para esta finalidade. De acordo com a coordenadora da Atenção Primária de Pato Branco, Adriana Honaiser, essas unidades sentinelas ficarão responsáveis pelos atendimentos de pessoas sintomáticos respiratórios, com o monitoramento dos pacientes realizados por duas centrais telefônicas. “Em caso de pessoas com mais de 60 anos e portadores de comorbidades de risco, o contato é feito a cada 24 horas e aos que não se enquadram no grupo de risco, a cada 48 horas, preferencialmente por telefone. Caso não consigam contato telefônico, as equipes vão pessoalmente até a sua residência.”Para realizar este acompanhamento, foram disponibilizados 10 profissionais de uma equipe multidisciplinar da área da saúde, em duas centrais alocadas no Centro Universitário de Pato Branco (Unidep) e na Unidade de Saúde Central.


Fonte: Assessoria: Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco