Canais de atendimento”Covid-19” da Prefeitura de Pato Branco já atenderam mais de 2.800 pessoas - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Canais de atendimento”Covid-19” da Prefeitura de Pato Branco já atenderam mais de 2.800 pessoas

Por: Elite FM
Publicado em 08/05/2020
img
Foto: Rodinei Santos/Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Pato Branco

A estrutura tem oportunizado que o cidadão fique informado sem sair de casa. Sem que precisem sair de casa,os pato-branquenses contam com canais de atendimento para receber orientações e tirar dúvidas sobre assuntos associados ao Coronavírus. Disponibilizados desde o dia 19 de março pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, a população tem à disposição seis opções de contatos via ligação telefônica e um para mensagem de WhatsApp. Além destes, mais dois números foram viabilizados para atendimentos realizados por médicos, exclusivos para chamadas de vídeo via WhatsApp, para orientações sobre a COVID-19 e doenças crônicas. Até o momento, entre os dias 20 de março e 04 de maio, 2.808 pessoas já buscaram os serviços dos canais telefônicos e de mensagem instantânea. De acordo com a Coordenadora da Divisão de Atenção à Saúde, Terezinha Martinichen Furlaneto, os principais sintomas relatados pelos usuários são de síndrome gripal, porém no sistema é apenas registrado pelos atendentes se o contato foi devido a sintomas respiratórios, caso contrário, o registro aparece como informações diversas.“Tivemos dois períodos com maior pico de ligações, de 21 a 27 de março, logo no início da pandemia no município, com 787 contatos e entre o dia 02 e 06 de abril, quando a Central Telefônica e a Telemedicina (chamadas de vídeo via WhatsApp) receberam 799 ligações.”No total, no mês de março foram realizados 1.089 atendimentos na central telefônica, sendo 279 de sintomáticos respiratórios e 726 para informações gerais e 84 ligações recebidas no telemedicina (atendimento realizado por médicos). Em abril, foram 1.694 ligações na central telefônica, 235 de usuários com sintomas respiratórios e 1.138 para informações gerais e ainda, 321 contatos no telemedicina. Neste mês de maio, as equipes receberam 27 ligações na central telefônica, destas, seis com sintomas respiratórios e 18 para informações, já a telemedicina recebeu até a manhã desta segunda-feira (04), 03 vídeo chamadas. O município de Pato Branco está há cerca de quinze dias com os números estabilizados de casos confirmados do Coronavírus (COVID-19), são 14 ao total, com 13 pessoas recuperadas e 01 óbito. Segundo o informativo diário com os números da COVID-19 no município,20 pessoas seguem em investigação, porém, todas em isolamento domiciliar, sem a necessidade de internamento hospitalar. 


Fonte: Assessoria:Departamento de Imprensa do Município de Pato Branco