Esse ovo é vegetal! Culinária vegetariana quebra paradigmas e redefine a comida do futuro - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Esse ovo é vegetal! Culinária vegetariana quebra paradigmas e redefine a comida do futuro

Por: Elite FM
Publicado em 02/03/2020
img
O ovo vegetal do Ramburgui? é feito a partir do polvilho azedo, que simula a textura da clara e da gema, e finalizado com sal negro, tempero indiano que possui o mesmo gosto e odor do enxofre presente nos ovos -Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

“O que é que você come?”. Há menos de cinco anos, a dieta vegetariana era cercada por dúvidas, mitos e preconceitos sustentados pelo estereótipo de uma alimentação pobre em proteínas e sabor. Mas o jogo virou: a última pesquisa da Datafolha, realizada em 2017, mostrou que 63% dos brasileiros desejam reduzir o consumo de carne. Hoje, 14% da população brasileira já se considera vegetariana.  Entre os fatores que impulsionam essa tendência, estão preocupações relacionadas à saúde, ao meio ambiente, mas também às inovações de uma cozinha disruptiva, que hoje aposta em técnicas e tecnologias para quebrar o paradigma de que a carne precisa ser o elemento principal de uma boa refeição. Há anos entrou  a proteína texturizada de soja e  daí que surgiu a má-fama da comida vegetariana.  As pessoas simplesmente pegavam a soja, colocavam sal e diziam que era uma opção vegetariana, mas faltou técnica de preparação. A tendência impulsionada pelas foodtechs, startups com foco em tecnologia alimentar está mudando  com a introdução de inúmeras receitas  veganas, que agradam o paladar com a introdução de temperos diversos. O Veganismo é estilo de vida que adota uma dieta vegetariana estrita. Não aceita nenhum tipo de produto que tenha exploração animal no processo, como ovo e queijo. Mas existe  queijo e ovo vegetal. O queijo é  feito  de castanhas, em especial de caju, ou vegetais, como batata, mandioca e cenoura. A comida vegetariana  terá uma evolução muito acentuada tendo em vista a epidemia mundial da obesidade e sobrepeso que são causas decisivas para a perda da qualidade de vida  com uma série de doenças.


Fonte: Gazeta do Povo