Difícil de se encontrar nos grandes estádios do Brasil, vantagens e desvantagens da grama sintética ainda são pouco conhecidas no país - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Difícil de se encontrar nos grandes estádios do Brasil, vantagens e desvantagens da grama sintética ainda são pouco conhecidas no país

Por: Elite FM
Publicado em 15/02/2020

O Palmeiras está prestes a se tornar o segundo dos times de futebol do Brasil a adotar a grama sintética em seu estádio - o primeiro foi o Athletico Paranense. Previsto para inauguração nesse mês, o novo gramado da equipe paulista reacendeu as discussões sobre vantagens e desvantagens do material para o esporte e também para os atletas brasileiros.Similar à estrutura de um carpete, a grama sintética possui um arranjo considerado têxtil. “Trata-se de uma base de estrutura plana, na qual fios ou fibras (tufos), produzidos geralmente em polietileno, são introduzidos por meio de agulhas, formando uma superfície felpuda.Uma das principais vantagens do material é sua manutenção, mais barata e mais simples do que a de um gramado natural pois não há a necessidade de irrigação ou reparos de jardinagem. Principalmente em locais de invernos rigorosos, a manutenção da grama natural acaba sendo economicamente inviável. Uma desvantagem do material, porém, está diretamente relacionada à experiência dos jogadores em campo.A questão do conforto térmico e tátil é um problema relevante, porque a grama sintética retém mais calor, ocorrendo consequentemente a sua transferência para o jogador, e também pode causar lesões na pele de queimadura por fricção. 


Fonte: (sistemas@comuniquese4.com.br)