O que é o Cadastro Positivo? Tire suas dúvidas sobre o banco de dados de bons pagadores - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

O que é o Cadastro Positivo? Tire suas dúvidas sobre o banco de dados de bons pagadores

Por: Elite FM
Publicado em 15/01/2020
img
Loja anuncia condições especiais da prestação: Cadastro Positivo é um banco de dados sobre bons pagadores que pode facilitar o crédito para os consumidores. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

Talvez você já tenha recebido um SMS, e-mail ou até mesmo uma carta informando que seu cadastro positivo foi aberto em quatro birôs de crédito diferentes. Isso está acontecendo agora porque uma lei complementar de julho de 2019 modificou pontos da legislação sobre o Cadastro Positivo, em vigor desde 2011. Se antes os bancos e instituições financeiras só poderiam atualizar o histórico de pagamento de clientes que autorizassem expressamente, agora esses consumidores podem ser cadastrados automaticamente em um tipo de banco de dados de bons pagadores. Desde o dia 11 de janeiro, empresas e bancos já podem consultar o cadastro positivo. O cadastro positivo é um banco de dados dá uma nota de crédito (score) para cada pessoa. Isso pode facilitar a análise de concessão ou extensão de crédito, por exemplo. Quatro birôs de crédito são responsáveis pela gestão desse cadastro: a Serasa, a Gestora de Inteligência de Crédito (Quod), a Boa Vista Serviços e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL-SPC Brasil). As instituições foram aprovadas pelo Banco Central. O Cadastro Positivo é um tipo de sistema de pontuação que reúne o histórico de crédito do consumidor, com informações sobre financiamentos, cartões de crédito, empréstimos e contas mensais, como água, luz e telefone e para não fazer parte dele, é preciso solicitar o cancelamento do cadastro. O sistema dá uma nota para cada consumidor, que pode variar de 1 a 1.000, calculada a partir do histórico de pagamentos, dados financeiros e sua renda. As notas mais altas, perto de 1.000, são atribuídas àqueles considerados bons pagadores.


Fonte: Gazeta do Povo