Só 2% das instituições de ensino superior têm nota máxima em avaliação do MEC - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Só 2% das instituições de ensino superior têm nota máxima em avaliação do MEC

Por: Elite FM
Publicado em 15/12/2019
img
O Instituto Militar de Engenharia (IME) é a instituição de ensino superior pública melhor avaliada no país./Gazeta do Povo

Já é sabido que as universidades públicas do Brasil têm um custo de até R$ 50 mil/ano por aluno e o retorno deixa muito a desejar e apenas 2% chega à nota máxima. O Ministério da Educação (MEC) divulgou dois índices que refletem a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil, o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), referentes a 2018.Veja a lista das instituições com melhor desempenho. Tanto o CPC quanto o IGC classificam os cursos e as instituições em uma escala de 1 a 5, onde 1 e 2 são insuficientes, 3 e 4 são notas intermediárias e 5 é a categoria com as instituições consideradas de melhor qualidade. De 2.058 instituições públicas e particulares avaliadas, apenas 42, (2%), obtiveram a nota máxima, IGC 5. A maioria se encontra na faixa 3, 1.306 instituições e 438 estão com nota 4. Do total, 263 instituições foram classificadas nas faixas 1 e 2.Para o cálculo do IGC, é utilizada a média do CPC nos últimos três anos, além das notas dos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação. Faz parte das instituições públicas com o melhor desempenho (IGC 5 no Paraná a Universidade Federal do Paraná) – PR e das instituições particulares com o melhor desempenho (IGC 5) a Faculdade de Tecnologia Inspirar - PR  e a(FCC )Faculdade Cristã de Curitiba)


Fonte: Gazeta do Povo