Orientação sexual, identidade de gênero e sexo biológico: entenda a sexualidade humana - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Orientação sexual, identidade de gênero e sexo biológico: entenda a sexualidade humana

Por: Elite FM
Publicado em 30/11/2019
img
Arnaldo Barbieri Filho-Sexólogo e diretor do Instituto de Estudos da Sexualidade (IES) de Ribeirão Preto (SP )/Núcleo da Notícia felipe@nucleodanoticia.com.br

Para o médico psiquiatra, sexólogo e diretor do Instituto de Estudos da Sexualidade (IES) de Ribeirão Preto (SP), Arnaldo Barbieri Filho, a classificação sexual da sociedade é ampla e deve ser compreendida por todos. Muitos brasileiros ainda têm dificuldade em entender a diferença entre identidade de gênero, orientação sexual e sexo biológico. Para o médico psiquiatra, sexólogo, Arnaldo Barbieri Filho, a identidade de gênero se refere ao sexo com que a pessoa se identifica. “Um exemplo é nascer homem, mas se identificar como mulher. Ou seja, vir ao mundo com o órgão sexual masculino, mas se sentir feminino. Neste caso, chamamos de mulher trans, por exemplo. Já os cisgêneros são as pessoas que se identificam com seu sexo de nascimento. Outros indivíduos se identificam ora com o sexo masculino, ora com o feminino”, observa. Outra questão em pauta é a orientação sexual. “Ela é diferente de identidade de gênero pois,  a homossexualidade, ocorre com quem tem atração por pessoa do mesmo sexo. Independente da orientação sexual ou da identidade de gênero de uma pessoa, ela precisa e deve ser respeitada. Mais importante que a classificação é o respeito por o que cada um é”, finaliza o sexólogo. 


Fonte: Núcleo da Notícia felipe@nucleodanoticia.com.br