Pedidos de impeachment de ministros do STF batem recorde em 2019. Quem é o mais visado? - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Pedidos de impeachment de ministros do STF batem recorde em 2019. Quem é o mais visado?

Por: Elite FM
Publicado em 22/11/2019
img
Manifestante pede o impeachment do ministro Gilmar Mendes em ato público no último domingo (17).| Foto: Andrea Torrente/Gazeta do Povo

O número de pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) atingiu em 2019 um patamar recorde. Desde janeiro, foram 14 representações contra integrantes da Corte, cinco a mais do que no ano passado e um acima do recorde anterior (2016). Embora o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a quem cabe autorizar a tramitação dos processos de cassação de mandato dos ministros, não dê sinais de que irá colocá-los na pauta, seus colegas observam que nenhum foi arquivado por ele até agora. O presidente do Supremo, Dias Toffoli, é o mais visado. Metade dos pedidos protocolados neste ano é para que ele perca o cargo de ministro da Corte. Foco das manifestações de ruas no domingo passado, Gilmar Mendes vem logo atrás, com cinco, o mesmo número de Alexandre de Moraes. A decisão de iniciar o processo de impeachment é exclusiva do presidente do Senado. São necessários os votos de 54 dos 81 parlamentares da Casa para cassar um magistrado da Corte Suprema. A legislação determina que o ministro seja afastado de suas funções após a abertura do processo. Além de não dar andamento aos processos de impeachment, Alcolumbre também resiste à pressão pela criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar ministros do STF, a chamada CPI da Lava Toga. 


Fonte: Gazeta do Povo