Cana-de-açúcar é nova temática de pesquisa coordenada pela Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (MIPTT) - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Cana-de-açúcar é nova temática de pesquisa coordenada pela Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (MIPTT)

Por: Elite FM
Publicado em 05/11/2019
img
Foto:Assessoria;Ariel Tavares

Parceria com a UFFS de Realeza. Pesquisando novas alternativas para incrementar a implantação de materiais de cana-de-açúcar, a Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) iniciou um projeto para analisar a adaptação de diferentes variedades de cana-de-açúcar na região Sudoeste do Paraná. O estudo conta com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Capanema, Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e as demais instituições parceiras da UMIPTT.O objetivo da pesquisa é buscar inserir novas variedades de cana-de-açúcar, verificar a adaptação das plantas aos diferentes microclimas da região e avaliar a produtividade, o ciclo e o estado fitossanitário dos materiais. Os resultados do estudo pretendem beneficiar produtores e pequenas agroindústrias familiares, visando potencializar a produção de aguardente, melado, rapadura, açúcar mascavo, entre outros produtos derivados da cana-de-açúcar. Uma das primeiras fases do projeto de pesquisa, que terá duração de aproximadamente três anos, foi a captação de 12 variedades de cana-de-açúcar, fornecidas pela Embrapa de Pelotas-RS, através da Emater/RS. O material foi cortado em pequenos toletes para multiplicação, sendo plantado na UFFS – Campus Realeza, uma das quatro unidades de avaliação. Conforme o desenvolvimento das plantas e o aumento da disponibilidade de mudas, elas serão enviadas para os outros três locais de avaliação: UTFPR – Campus Dois Vizinhos, IFPR – Campus Capanema e IAPAR de Pato Branco. 


Fonte: Assessoria:Ariel Tavares