Professor“empoderado”: por que o ensino explícito ajuda as crianças a aprender - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Professor“empoderado”: por que o ensino explícito ajuda as crianças a aprender

Por: Elite FM
Publicado em 21/10/2019

Em artigo publicado no The Conversation, Lorraine Hammond, professora da Edith Cowan University, explica por que o ensino explícito, com professor protagonista, não pode ser desprezado. Entre outras coisas, ela recorda o consenso científico de que, como há um limite para o volume de novas informações que o cérebro humano pode processar, o ensino direto ajuda o cérebro a pular etapas para digerir e produzir ciência. Por exemplo, o conhecimento de habilidades matemáticas prévias– como tabuadas e a diferença entre o numerador e o denominador – reduz a pressão sobre o cérebro, “liberando espaço” para aprender matemática mais complexa, como simplificar frações. Por isso, segundo ela, todos os processos centrados mais na criança ou no jovem, que priorizam a investigação e a descoberta, são bons, mas não suficientes para chegar a excelência. Há momentos em que os alunos necessitam de ensino explícito, não só os estudantes vulneráveis socialmente, mas também os outros: todos se beneficiam quando o professor mostra o cume de onde devem partir para voar. Em educação, Brasil costuma copiar modelos ineficazes e contestados pela ciência Ideb e o falso cume: Brasil vive ilusão de progresso na educação.  O desafio da educação não é só dinheiro. 


Fonte: Gazeta do Povo