Até quantas xícaras de café você pode tomar sem levar ao aumento na pressão arterial - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Até quantas xícaras de café você pode tomar sem levar ao aumento na pressão arterial

Por: Elite FM
Publicado em 25/07/2019
img
Tomar mais de três xícaras diárias de café pode aumentar risco de hipertensão em pessoas com predisposição à condição. Foto: Bigstock.

Existe um consumo saudável que traz efeitos benéficos, inclusive sobre alguns fatores cardiovasculares. A busca em mecanismos de pesquisa na internet revela um temor comum entre os amantes da bebida mais amada pelos brasileiros. Quando digitado “café aumenta”, o próprio sistema completa a busca com “pressão arterial”, denotando a procura pela causa de um sintoma comum na população. Pois um estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e publicado na revista Clinical Nutrition agora mostra que, realmente, tomar mais de três xícaras de café de 50 ml por dia quadruplica a chance de indivíduos geneticamente predispostos apresentarem pressão arterial alta. As informações são da Agência Brasil. A cafeína está associada à resistência vascular, ou seja, à dificuldade na passagem do fluxo nos vasos, e também provoca vasoconstrição, que é a contração no nível dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem do fluxo. Tudo isso faz com que haja um aumento da pressão arterial. Segundo a pesquisadora o consumo moderado de café (de uma a três xícaras por dia) tem efeito benéfico sobre alguns fatores de risco cardiovascular – particularmente a pressão arterial. Segundo Andreia, essas duas faces do café se devem pela bebida ser uma mistura de mais de dois mil compostos químicos. Se a cafeína em excesso é a “vilã” da saúde, os polifenóis presentes na bebida seriam os “mocinhos”. De elevado poder antioxidante, esses componentes impedem a formação de trombos nos vasos e promovem melhor vasodilatação, ao contrário do efeito da cafeína. Até três xícaras diárias preservaria esses benefícios da bebida.


Fonte: Gazeta do Povo