Como uma cidade da Grande Curitiba espera virar referência nacional em inovação - Elite FM 101.7 - Energia positiva no ar!

Como uma cidade da Grande Curitiba espera virar referência nacional em inovação

Por: Elite FM
Publicado em 05/06/2019
img
Vista aérea da cidade de Araucária, na região metropolitana de Curitiba| Foto: Divulgação/Prefeitura de Araucária/Gazeta do Povo

Tradicionalmente lembrada por seu parque industrial, o município de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, vem colocando em prática uma série de iniciativas para se firmar nos próximos anos como referência nacional em inovação, particularmente na área de biotecnologia. O objetivo é manter os bons indicadores econômicos da cidade e, ao mesmo tempo, reduzir a dependência do setor petroquímico, hoje fortemente baseado nas atividades da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Petrobras. Uma das primeiras ações já executadas nesse sentido foi a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2%, menor índice permitido constitucionalmente, para a maior parte das atividades econômicas. Outra grande medida é a inclusão no novo plano diretor da cidade, cuja lei geral já foi aprovada, de um parque tecnológico, que será instalado em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Fonte: Gazeta do Povo